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Como fazer um Pitch

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De acordo com algumas informações  de lançamento de startups, os investidores gastam uma média de 3 minutos e 44 segundos lendo um pitch, se você não aprender a como fazer um Pitch de verdade, terá grandes chanches de não conseguir o sucesso.

Isso não é muito tempo, né?

Todo segundo conta. E um bom Pitch deve ser simples, direto ao ponto e ter de 10 a 15 páginas.

Neste artigo, com base em uma estrutura considerada um padrão ideal por muitos.

 

1. Propósito da Empresa

Este deve ser o seu argumento de uma frase para explicar o motivo pelo qual sua empresa existe e por que é importante.

Todas as empresas de sucesso sempre têm uma forte razão pela qual elas existem.

Por exemplo, o Asana não é apenas uma ferramenta de gerenciamento de projetos nem o Airbnb se posiciona como um aplicativo de aluguel de curto prazo. Aqui estão suas declarações de missão:

  • Asana: A missão da Asana é ajudar a humanidade a prosperar, permitindo que todas as equipes trabalhem juntas sem esforço.
  • Airbnb: visamos conectar milhões de pessoas na vida real em todo o mundo, através de um mercado comunitário – para que você possa pertencer a qualquer lugar.

 

2. O Problema

Neste slide, você quer demonstrar que está resolvendo uma enorme dor do cliente . Você quer mostrar que a dor é tão grande, os clientes estão dispostos a dar seus detalhes de cartão de crédito para uma inicialização desconhecida.

“Quanto maior o problema, maior a oportunidade. Ninguém vai pagar para resolver um não problema. ”- Vinod Khosla

Em outras palavras, você precisa mostrar que a dor que você vai resolver é significativa e monetizável. Além disso, certifique-se de explicar como os clientes lidam com o problema hoje e por que este problema é realmente um problemão.

 

3. Mercado

Além de identificar o foco da sua empresa, ao aprender a como fazer um Pitch, você deve se concentrar no problema específico que será resolvido, é essencial que exista um mercado para a solução que você pretende criar.

Este slide desempenha um papel fundamental no meio  de campo e é o slide mais importante de acordo com muitos empresários.

“O mercado é o fator mais importante no sucesso ou fracasso de uma startup. Por quê? Em um grande mercado, um mercado com muitos clientes em potencial, o mercado retira o produto da startup. O mercado precisa ser atendido e o mercado será atendido, pelo primeiro produto viável que venha junto ”. Marc Andreessen

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É claro que o mercado ideal é grande, com muitos clientes ricos dispostos a pagar um preço premium. É também um mercado em crescimento e é muito fragmentado.

Se o mercado estiver fragmentado, isso significa que não há um vencedor claro com uma solução superior. Google, Apple, Facebook, Spotify, Uber e Airbnb, todos eles são a força dominante em mercados altamente fragmentados.

Entretanto, você não quer vir e dizer que nosso objetivo é ganhar todo o mercado de trilhões de dólares. Mostre um sub-segmento em particular que provavelmente comprará seu produto e demonstrará como você o ganhará.

Por exemplo, o Uber e o Airbnb começaram com foco na Bay Area, o Facebook ganhou Harvard no início, o Paypal dominou o ecossistema do eBay e a Tesla concentrou-se em clientes abastados do setor de tecnologia.

 

4. Solução

como-fazer-um-pitch-crie-uma-solucaoUma vez que você delineou o problema, você quer mostrar como vai resolvê-lo.

É aqui que você explica o que é a Unique Value Proposition (USP) do seu produto e por que sua solução vai melhorar a vida dos clientes.

Você quer destacar por que essa é uma solução viável e por que os clientes vão usá-la em vez do que está disponível até o momento.

Isto também é sobre pintar a imagem. As palavras não são suficientes, mostram casos de uso específicos de pessoas que se beneficiam do seu produto.

5.Modelo de Negócio

Não conseguir encontrar o modelo de negócios certo é a razão pela qual a maioria das startups acaba falhando.

Existem várias coisas que você deseja demonstrar aqui.

  • Como você vai faturar e qual é o preço?
  • O que faz você pensar que pode cobrar esse preço?
  • Quais são as suas métricas até hoje?

 

As duas métricas mais importantes são o Custo de Aquisição do Cliente (CAC) e o Valor Vitalício do Cliente (LTV).

Você quer que o LTV seja muito maior que o CAC. Se você ainda não sabe quais são os valores, examine alguns dados de sua indústria ou pesquise sobre sua concorrência.

 

6. Concorrência

Liste seus concorrentes e sua vantagem competitiva.

A melhor maneira de abordar esse slide é criar um gráfico mostrando sua posição no mercado. Outra abordagem é fazer uma tabela de comparação simples.

7. Produto

Neste slide, você quer explicar os detalhes do seu produto.

Qual é a funcionalidade, arquitetura, design, propriedade intelectual?

Em que estágio de desenvolvimento você está e até onde você está lançando uma versão beta ou de lançamento. Realce os benefícios de suas decisões com alguma tecnologia ou design específico. É rápido, intuitivo, etc?

 

8. Por que agora?

É aqui que a maioria dos nossos empreendedores esforçam mais.

O tempo é fundamental para construir uma grande startup. Há tempo e lugar para algumas empresas terem sucesso.

Por exemplo, se você olhar para muitas das startups solares na última década, a maioria chegou ao mercado cedo demais e acabou falindo. Os preços do petróleo estavam caindo e os painéis solares ainda estavam mais caros.

Você pode ter encontrado uma grande oportunidade, mas se você tiver que esperar o mercado por muito tempo, acabará ficando sem dinheiro e falindo também.

O mesmo vale para as startups de maior sucesso. O iPhone veio depois do PalmPilot e foi bem-sucedido também porque a tecnologia e as baterias eram boas o suficiente para fazer com que os clientes do produto realmente usassem.

O Facebook veio depois que o Friendster e o Myspace falharam. O mercado e a demanda por redes sociais estavam lá, mas a solução estava faltando.

Certifique-se de listar todos os motivos críticos para explicar o seu “porque agora”.

 

9. Sua Equipe

Os investidores investem em pessoas , não em idéias.

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Uma grande equipe com uma má ideia tem mais chances de ter sucesso (e arrecadar dinheiro) do que um time ruim com uma excelente ideia.

O Airbnb foi considerado uma ideia ridícula, mas a equipe demonstrou uma persistência incrível que fez o fundador da Y Combinator, Paul Graham, dizer:

“Achamos que o Airbnb era uma má ideia. Financiamos isso porque gostamos muito dos fundadores. ”

Este slide não é um local para mostrar seu currículo padrão. Os investidores querem ver pessoas que fazem as coisas.

Pessoas que não só começam mas também podem terminar. Esse é o verdadeiro DNA de um empreendedor.

 

10. Finanças

Aqui está a verdade sobre finanças, a maioria das pessoas sabe que sua previsão de fluxo de caixa é provavelmente uma das coisas mais importantes numa startup. No entanto, demonstra várias coisas, em primeiro lugar, mostra como você é ambicioso e realista.

trabalho de um investidor é encontrar unicórnios, não um bom negócio que faça bem. Da mesma forma, se seus números forem totalmente irrealistas, você perderá alguma confiança como um possível CEO.

Em segundo lugar, e mais importante, suas finanças demonstram quão viável é o seu negócio.

Muito pode ser aprendido com suas despesas e margens de lucro. Em outras palavras, seus números podem parecer ótimos, mas, se acontecer de você confiar inteiramente em ambições como marketing viral ou valor de pedido médio irreal, você não convencerá ninguém.

Então, gaste tempo prendendo suas finanças, pois é o slide que os investidores gastam mais tempo estudando, e isso demonstrará que você sabe como fazer um Pitch.

 

Baixe aqui um modelo padrão para aprender a como fazer um Pitch lá da InovAtiva Brasil

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