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Como abrir empresa de reformas residenciais e empresariais

Como abrir empresa de reformas residenciais e empresariais

Historicamente, as reformas residenciais e empresariais são um segmento que permanece próspero, mesmo com crises econômicas e variações de mercado. Abrir empresa de reformas residenciais e empresariais, na maioria dos casos, é a garantia de projetos durante o ano inteiro, já que as reformas fazem parte da cultura brasileira e são muito procuradas por indivíduos em diferentes faixas de renda.

 

Listaremos neste artigo uma série de informações oferecidos dentro do segmento para você que se interessa em abrir empresa de reformas residenciais e empresariais, além de algumas dicas para assegurar que você faça sempre um trabalho reconhecido e destaque-se no mercado de trabalho.

Conheça uma ideia de novo negócio e empreenda aprenda como abrir empresa de reformas residenciais e empresariais

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1. Revitalização de ambientes um serviço único

Dentro do segmento de reformas residenciais e empresariais, um serviço muito requisitado é o de revitalização de ambientes. Neste serviço, um ambiente deteriorado e/ou antigo é renovado, incluindo sua fachada, levando em consideração os desejos do cliente, custos de matéria-prima e prazo estipulado. É o trabalho realizado com o objetivo de dar uma cara nova a determinado ambiente.

Neste caso, a comunicação com o cliente é essencial, e está comunicação clara e objetiva com seu cliente deve sempre ser parte primordial de sua empresa ao abrir empresa de reformas residenciais e empresariais.

 

2. Instalações e reparos residenciais e empresariais

Instalações e reparos são, geralmente, serviços mais simples, que são solicitados e podem ser realizados tanto em residências quanto em empresas. Em relação a volume de procura, é o serviço mais realizado por aqueles que trabalham com reformas residenciais e comerciais. Neste caso, também, é necessário avaliar o tipo de reforma requerida e os custos para sua realização.

 

3. Construções residenciais e empresariais

Algumas reformas residenciais e empresariais exigem a construção de ambientes ou parte de ambientes como complemento às reformas realizadas. É comum que a própria empresa especializada em reformas residenciais e empresariais se dedique a construção desses ambientes. É preciso, no entanto, contar com profissionais capacitados para esse tipo de atividade, que geralmente é mais complexa e demanda um conhecimento mais aprofundado, por isso, certifique-se de qualificar todos os seus funcionários antes de abrir empresa de reformas residenciais e empresariais

Além das informações sobre os serviços mais comuns no segmento, separamos algumas dicas que, seguramente, serão muito importantes para o sucesso do seu negócio no ramo de reformas residenciais e empresariais.

 

4. Estrutura de uma empresa de manutenções residenciais e empresariais

O imóvel escolhido para instalar a empresa de pequenos reparos residenciais pode ser uma loja, sala comercial ou mesmo uma residência adaptada para a atividade (validado pela prefeitura), conforme abordado no capítulo “Localização”. Sugere-se um espaço com cerca de 50m², pois entende-se ser suficiente para os serviços administrativos da empresa e guarda de material.

O local, preferencialmente, deve possuir uma área destinada para o escritório da firma e contatos comerciais (reuniões com fornecedores, por exemplo), além de uma área operacional com armários para guarda dos equipamentos e ferramentas de trabalho. É indicado que haja um vestiário para os empregados e também uma copa para refeições e guarda de alimentos.

Caso a empresa esteja locada em um ponto comercial recomenda-se placas ou letreiros, pois ajuda na divulgação do negócio.

 

5. Equipamentos para manutenções residenciais e empresariais

Os equipamentos indispensáveis para a prestação de serviços de reparos residenciais são:

Equipamentos para Serviços de Limpeza

  • Enceradeira
  • Aspiradores de pó e líquidos;
  • Máquina de hidrojato;
  • Vassouras de diversos tipos, rodos, esfregões, mop’s pó e água, panos, escovas e discos para enceradeiras, esponjas de limpeza, baldes, escada e carrinho funcional;

Equipamentos para Serviços de Reparos

  • Martelo;
  • Chaves de fendas e chaves Phillips;
  • Alicates;
  • Chave de parafuso ajustável;
  • Chave para tubulações;
  • Pincéis;
  • Serra mármore e serra tico-tico;
  • Serra manual (cegueta) e serrote;
  • Furadeira manual ou elétrica e brocas de diversos tamanhos;
  • Multímetro ou alicate amperimétrico;
  • Marreta;
  • Talhadeira;
  • Plumo;
  • Nível;
  • Trena;
  • Escada;
  • Extensão elétrica;
  • Transformador 110/220V.

Os equipamentos utilizados na limpeza e reparos deverão estar em boas condições de uso. Para isso, é necessário fazer a manutenção dos mesmos após a utilização.

Equipamentos de Proteção Individual

Atenção especial deve ser dada ao uso equipamentos dos EPI – equipamentos de proteção individual, incluindo o uso de luvas, capacetes, calçados e uniformes adequados para o exercício da atividade. Nos trabalhos em fachadas de edificações, além das precauções relativas à segurança do empregado, é aconselhável saber da prefeitura local se há a necessidade de colocação de proteção na calçada ou de isolamento da área durante a execução do serviço, para evitar acidentes com terceiros.

Os principais equipamentos de proteção utilizados nos serviços de reparos residenciais, entre outros, são:

  • Abafadores de ruído;
  • Capacetes;
  • Luvas;
  • Máscaras;
  • Óculos de proteção;
  • Protetores faciais;
  • Botinas/sapatos.

Equipamentos para a parte administrativa da empresa:

  • Computador;
  • Telefone fixo;
  • Móveis de escritório (armários, cadeiras, mesas, etc).

É indicado que a empresa disponha de um automóvel adaptado para o transporte de funcionários, escadas, vassouras e equipamentos de sua empresa até o local de realização do serviço, a depender do serviço a ser prestado.

 

6. Investimento para abrir empresa de reformas residenciais e empresariais

O investimento varia muito de acordo com o porte do empreendimento e do quantitativo de que dispõe o investidor.

Considerando uma empresa de serviços de reparos residenciais de pequeno porte, montada numa área de 50 m2, será necessário um investimento de cerca de R$ 50 mil. Com esse valor, é possível montar uma central com atendentes, comprar um carro para o transporte da equipe, assim como adquirir equipamentos e produtos para limpezas e reparos.

 

7. Custos

As despesas são os gastos realizados para operar o negócio, sejam fixos ou únicos, abaixo segue uma lista criada com base em pesquisas com empresas da área.

  • Aluguel, condomínio e IPTU: dependerá da localização e do tamanho do imóvel;
  • Água, luz, telefones e acesso a internet: R$ R$ 450,00;
  • Contabilidade R$ 400,00;
  • Despesas com armazenamento e transporte: de 5% a 10 % do faturamento;
  • Produtos para higiene dos funcionários e limpeza: R$ 700,00;
  • Despesas com vendas e divulgação: 3% das vendas;
  • Recursos para manutenções corretivas: 5% do custo do equipamento ao ano;

 

Atenção especial deve ser dada a elaboração do orçamento e a determinação do valor de um serviço, o empreendedor deve considerar o tamanho do lugar, os materiais utilizados, o montante do trabalho e o número de empregados necessários, fornecendo ao cliente o valor exato do serviço.

 

  • Não se esqueça do cliente!

Em trabalhos de reformas residenciais e empresariais é muito comum que a reforma seja concluída e o cliente fique insatisfeito. Isso acontece porque, na maioria das vezes, as empresas do segmento não dão a atenção necessária ao cliente e suas solicitações. Antes de qualquer reforma, seja em residência ou empresa, é essencial que o cliente seja ouvido atentamente sobre qual sua ideia para o serviço que será realizado e o que ele espera do resultado final. Essas informações, coletadas por um profissional, devem ser transmitidas detalhadamente aos colabores que irão realizar o serviço. Comunicação é a chave do sucesso para qualquer revitalização de ambientes, instalação, reforma ou construção.

 

  • Contrate profissionais qualificados

No momento de contratar novos colaboradores, tenha em mente que a qualidade do trabalho e o conhecimento desses profissionais são determinantes para o sucesso da sua empresa. Contratar funcionários desqualificados por valores menores gera uma falsa sensação de economia, quando na realidade o prejuízo por trabalhos que deverão ser refeitos (ou mesmo que serão cancelados!), será motivo de dor de cabeça, prejudicando a imagem da sua empresa.

 

  • Trabalhe com materiais de qualidade

Utilize e recomende aos seus clientes, sempre que possível, os materiais de maior qualidade disponíveis no mercado. Trabalhar com materiais de qualidade inferior gera um risco para a qualidade do resultado final. Utilizar bons materiais é a garantia de que o cliente ficará satisfeito e recomendará seu serviço para outras pessoas. É claro que muitas vezes, pelo orçamento da obra, não é possível utilizar o melhor. Nesse caso o cliente precisa estar ciente, concordando com os riscos gerados pela utilização de materiais menos resistentes, por exemplo.

 

  • Forneça prazos realistas

Um dos maiores problemas no segmento de reformas residenciais e empresariais é o conflito entre profissional e cliente, gerado pelo não cumprimento de prazos previamente estabelecidos. Isso acontece porque, para agradar o cliente, muitos profissionais negociam prazos que, na realidade, não podem ser cumpridos, gerando insatisfação no cliente, que geralmente está ansioso para o término das obras. O ideal, quando se trata de estipulação de prazos, é fazer uma análise minuciosa das etapas da reforma, gerando um prazo de entrega realista, com folga para imprevistos. Isso evita constrangimentos com o cliente e trabalhos feitos às pressas.

 

Siga nossas dicas e seja um empreendedor, se esforçe para abrir empresa de reformas residenciais e empresariais de sucesso!

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