Ideia Novo Negócio
Construção e Reformas Ideias de Negócios

Como abrir empresa de Design de Iluminação

Como abrir empresa de Design de Iluminação

O Design de Iluminação é a área do Design responsável pela criação de efeitos de iluminação em ambientes internos ou externos. Você mesmo pode abrir empresa de Design de Iluminação como empresa formal ou Microempreendedor Individual (MEI).

Nessa área o profissional da iluminação, muitas vezes um verdadeiro artista, combina iluminação natural e artificial para criar ambientes confortáveis e atraentes.

Este profissional deve ter um alto grau de conhecimento relacionado a decoração, sabendo de maneira rápida e detalhista calcular a quantidade de lâmpadas necessárias para cada ambiente, e sua luminosidade.

Ao abrir empresa de Design de Iluminação se é exigido criatividade e conhecimento das técnicas, e o trabalho pode ser elaborado com algumas dicas, que iremos apresentar a você neste artigo.

 

Confira as dicas de empreendedorismo com Design de Iluminação

Ideias de Negocio Como abrir empresa de Design de Iluminação

 

Capacite-se

Nada adianta começar um negócio sem ao menos saber para onde ir, você precisa ser um especialista no que faz, para te ajudar contamos com uma grande parceria com a AM que disponibiliza este curso perfeito para você que deseja empreender e abrir empresa de Design de Iluminação.
Acesse já o curso e consiga ser um especialista em design de iluminação

 

Colha informações sobre o ambiente a ser iluminado

É essencial, para um bom trabalho de design de iluminação, que todas as informações possíveis sobre o ambiente trabalhado sejam coletadas e analisadas. Verifique se há iluminação natural e qual a qualidade desta iluminação. Se já há iluminação instalada, observe a qualidade do trabalho atual, seus pontos fortes e fracos e o que deve ser melhorado ou substituído.

 

Sustentabilidade

Procure utilizar lâmpadas eficientes e sustentáveis, como as de LED, sempre que possível. Apesar de serem mais caras que as lâmpadas tradicionais, as lâmpadas de LED são mais econômicas e duram mais, agredindo menos o meio ambiente e gerando uma economia considerável de longo prazo. Muitas vezes, no entanto, é necessário utilizar lâmpadas comuns, em conjunto com as de LED, para criar o efeito desejado. Se for o caso utilize-as, mas sempre levando em consideração a economia de longo prazo e o meio ambiente, que agradece o seu esforço!

 

Cuidado com a segurança

Poucas instalações elétricas em residências são preparadas para suportar altas cargas de energia com iluminação. Tenha em mente esse fator no planejamento de seu Design de Iluminação e verifique a voltagem de cada instalação. Mais importante do que um ambiente atraente é que ele seja seguro para aqueles que frequentarão aquele espaço.

 

Criatividade!

Ser criativo é importante para qualquer segmento, ainda mais para trabalhos artísticos como o Design de Iluminação. Esteja sempre informado a respeito das tendências do segmento, confira muitos exemplos (a Internet é ótima para isso!) e seja versátil. Ter sua marca registrada em um tipo de iluminação é importante, mas trabalhar com variedade é essencial para conquistar clientes com diferentes concepções a respeito do tema.

 

Utilize materiais inesperados

Nem todo cliente quer (ou pode ter) aquele lustre de cristal suntuoso e cheio de detalhes. Hoje em dia, muitos trabalhos de iluminação são realizados com materiais totalmente inesperados, muitas vezes até recicláveis, sem qualquer prejuízo em relação a qualidade do resultado final. Novamente espera-se a criatividade do Designer de Iluminação que, analisando o ambiente e ouvindo o cliente, terá em mãos as informações necessárias para criar algo único e especial.

 

O objetivo do ambiente conta muito!

Cada ambiente de uma residência precisa ser tratado de forma distinta pelo Designer de Iluminação. A sala de estar, por exemplo, exige uma iluminação espalhada, moderada e agradável. Já a sala de jantar tem a mesa como principal foco. Portanto, a iluminação deve estar direcionada a ela. A cozinha, por sua vez, deve ser um dos ambientes mais iluminados da casa. Leve em consideração o propósito do ambiente para construir seu projeto e converse com seus clientes para evitar incompatibilidades entre o desejo do cliente e o trabalho realizado.

 

Ouça o seu cliente!

Nem sempre o que você considera ideal para determinado ambiente é o que cliente deseja para seu projeto. O mais importante de um trabalho de Design de Iluminação é que aqueles que frequentarão o ambiente estejam satisfeitos e sintam-se confortáveis com o resultado final. Separe um primeiro momento para sentar e conversar com seu cliente, entender seus desejos e compreender seu estilo. Observe os temas de decoração da residência ou converse sobre o que será realizado nesse sentido. Conhecer o cliente é essencial para criar um projeto que agrade a todos.

 

O Design de Iluminação é um trabalho artístico feito com cautela e atenção aos detalhes, ao abrir empresa de Design de Iluminação você certamente atenderá diferentes clientes e nichos. Esforçar-se no sentido de acumular conhecimentos e tornar-se um verdadeiro expert no tema é essencial para estabelecer respeito e popularidade no segmento. Com as dicas oferecidas neste artigo, já é possível avançar muito no que se refere ao profissionalismo na área, mas agora é contigo!

Embora pareça ser um tipo de especialidade que se aprenda sozinho ou com videos na internet, é essêncial contar com um conteúdo específico e objeto, pois, existem técnicas complexas de cálculo de luminosidade e de lâmpadas necessárias para um ambiente, além de uma noção perfeccionista sobre decoração de ambientes.

O pessoal da AM disponibiliza o melhor curso para quem deseja ser realmente um especialista no assunto, acessar detalhes do curso

Trabalhe e estude muito e os resultados surgirão naturalmente!

 

Relacionados

Como montar um food truck

Admin

Como abrir empresa de Mecânico de Moto

Admin

Como abrir empresa de reformas residenciais e empresariais

Admin

Deixar comentário