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7 Dicas para abrir um sorveteria vencedora

Para você que tem o sonho de abrir uma sorveteria e não sabe nem por onde começar, não se preocupe, esta dúvida é muito comum entre os empreendedores, para quem nunca teve um negócio antes e mais torturador ainda.

Mas, fique tranquilo, hoje nós vamos te mostrar as melhores 7 Dicas para abrir um sorveteria vencedora.

Enfim, confira as 7 dicas para montar uma sorveteria de sucesso:

Dica 1 – Faça um planejamento completo antes de abrir sua sorveteria

Toda empresa precisa de um planejamento estratégico completo para prosperar, e você precisa colocar no planejamento para abrir sua sorveteria, informações como:

  1. Qual sua meta de vendas por dia e por mês?
  2. Valor para investimento?
  3. Número de funcionários, salário que receberão, horas de trabalho?
  4. Defina o preço médio de seus produtos
  5. Quais objetivos daqui 1 ano

Tudo isso é de extrema importância, apesar de parecer desnecessário! Defina os seus objetivos de forma realista, não seja muito sonhador nesta etapa.

 

Dica 2 – Escolha a localização da sua sorveteria

Pesquisa de Mercado

Após a análise do planejamento, parta para a etapa que muitos empreendedores não gostam muito, a Pesquisa de Mercado, nela você deverá fazer uma breve pesquisa junto a população da região onde vai ficar a sua sorveteria, veja se eles tem interesse no consumo do seu produto e busque saber se estão dispostos a pagar o valor que  está interessada em consumir seu produto.

Escolhendo um ponto

Para abrir uma sorveteria, um dos pontos mais importantes das 7 dicas para montar uma sorveteria de sucesso é o Ponto da sua sorveteria. Busque sempre áreas centrais ou o mais próximo possível de áreas centrais, os valores destes pontos são mais caros, mas seu retorno sobre o investimento será muito maior pois trará visibilidade para seu negócio.

Caso não tenha orçamento para pontos com excelente localização, busque pontos menores o mais próximo possível de onde hajam grandes picos de movimentação de pessoas, pois, seu projeto se torna muito mais vendável se está acessível facilmente.

 

Dica 3 – Matéria Prima, qual melhor Sorvete para abrir minha sorveteria

Primeiro de tudo, coloque na ponta do lápis e na calculadora os custos e o possível preço de venda de seu projeto. Ou seja, você tem 2 opções:

 

1º Comprar o sorvete de fornecedores para abrir sorveteria

Na primeira opção, caso opte por comprar de fornecedores, lembre-se que a marca dele também fará parte do seu negócio, este opção geralmente é mais em conta pois os fornecedores geralmente cedem freezers gratuitamente quando você compra com eles.

Mas, pense sempre na qualidade do produto do seu fornecedor, vale a pena experimentar alguns de seus produtos e ver o que as pessoas acham dos sorvetes deste fornecedor.

 

2º Fazer seu próprio sorvete para abrir sorveteria

Fazer seu próprio sorvete pode trazer uma grande credibilidade para seu negócio, além da facilidade que terá em diversificar os sabores (coisa que conta muito numa sorveteria de sucesso). Fazer sorvete não é algo muito complexo apesar de parecer.

Falando nisso, confira aqui 150 receitas de sorvetes gourmet

Independe da opção que escolha, calcule o preço de custo do sorvete com seu fornecedor e compare com o preço de produção do seu sorvete.

 

Dica 4 – Capacitação e Qualificação

É importante que você conheça bem todo o processo de produção de sorvetes e como vende-los, desde os insumos inclusos nele, e sobre maneiras mais lucrativas de comercialização, enfim, tudo o que envolve trabalhar neste setor.

Pense em fazer cursos no Sebrae de capacitação empreendedora ou produção de sorvetes artesanais, você precisa se dedicar bastante e conhecer o seu produto.

 

Dica 5 – Analise os concorrentes da sua sorveteria

Faça uma análise dos concorrentes na região que você pretende ter seu negócio. Observe todos os diferenciais entre eles, como é a organização do espaço, atendimento e seus produtos.

Este método tende a ser o mais simples de todos, para avaliar seus concorrentes, visite-os e haja como clientes comuns e apenas observe tudo.

 

– Coleta os diferenciais da concorrência

Descreva os diferenciais de cada um numa lista, assim você saberá quais são seus pontos fotos, descreva também as falhas de cada um numa outra lista, assim você saberá seus pontos fracos, tendo isso em mãos, crie o seu diferencial e use os pontos fracos da sua concorrência a seu favor.

– Sazonalidade

Isto é o que faz muitos empreendedores não entrarem neste ramo de sorvetes, pois, no inverno ou em meses mais frios, o consumo é bastante reduzido, inviabilizando a venda de sorvetes.

Para isso, veja o que seus concorrentes também estão fazendo, análise detalhadamente o que eles vendem, por quanto vendem e se vale a pena, e faça melhor. Jamais copie uma ideia de um concorrente, e sim faça o seu diferencial.

Numa estação mais fria você tem opções como Chocolates quentes, Cafés, Cafés especiais, Sopas, entre outros.

 

Dica 6. Equipe da sua sorveteria

– Decoração da sua sorveteria

Um ponto fundamental da sua sorveteria é simplesmente sua decoração, é ela que poderá fazer seu cliente voltar, procure manter harmonia na decoração da sua sorveteria, proporcionando um ambiente aconchegante e familiar.

Haja como o cliente, chame familiares ou amigos para visitar a sua sorveteria e peça a opinião deles em relação a detalhes, clima e ambiente.

– Equipamentos da sua sorveteria

Vale destacar que a escolha vai depender do porte e do modelo do seu negócio (venda de sorvetes prontos comprados em outro lugar, sorvetes express ou produção própria).

São eles:

  • Incorporador: para incorporar ingredientes à massa, como frutas e caldas;
  • Máquina de refrigeração: serve para retirar o calor excessivo gerado pelas máquinas;
  • Máquina de sorvete expresso: para a produção de sorvetes ao estilo fast-food;
  • Mixer: para aerar e emulsificar misturas para sorvetes;
  • Pasteurizador: exigência da Anvisa para eliminar microorganismos nocivos da matéria-prima;
  • Produtora contínua: para produção em grande escala;
  • Produtora descontínua: para fabricação artesanal e em menor escala;
  • Produtora de picolé: para a fabricação de picolés tanto à base de água quanto de leite.

Precisará também de itens essênciais para atendimento como:

  • Balcão para receber pagamento
  • Maquineta de cartão
  • Mesas e Cadeiras
  • Copos, casquinhas, talheres plásticos
  • Guardanapos
  • Entre outros

Dica 7. Abertura da sua sorveteria de sucesso

Um lançamento de um negócio é de extrema importância por fazer um movimento no local, isto desperta a curiosidade das pessoas em conhecer o seu estabelecimento e a tendência é que sempre se lembrem deste dia.

Sendo assim, use as redes sociais a seu favor, faça publicidade paga para as pessoas conhecerem seu negócio. Havendo a divulgação, muitas pessoas vão saber do lançamento e querer ir na sua sorveteria conhecer as novidades.

 

Dica 8. Publicidade de uma sorveteria de sucesso

Usar as redes sociais hoje em dia é mais que essência, é obrigatório. Você precisa de no mínimo uma conta no Instagram para divulgar a sua sorveteria e fazer lançamentos de novos sabores e promoções.

Alguns empreendedores acham que não conseguem publicar artes com qualidade por não serem especialistas em design, isso não é problema pois existem agência especializadas em publicidade digital em redes sociais, como a Hakk.

Mantenha a regularidade em suas publicações, com no mínimo 1 publicação por dia, faça stories, muitos, pois, eles tem um algo engajamento.

você mesmo pode criar as artes para redes sociais da sua sorveteria, veja aqui

Dia 9. Seu dinheiro não é o da sua sorveteria

Muitos empreendedores sejam de qualquer área, fecham as portas por não conseguir separar os dois, além disso a maioria não possui uma reserva financeira suficiente para cobrir todas as suas despesas pessoais durante o início do seu negócio.

Você é dono da sua sorveteria, então separe o seu pagamento mensal, chamado de pró-labore, acima de tudo defina o quanto vai receber em % dos ‘lucros’ da sua empresa, não confunda lucros com faturamento. Em alguns meses o que você irá receber poderá ser baixo ou mais alto que outros meses.

Dica 10. Mas quanto custa vender sorvete e qual lucro?

Vamos lá, levando em consideração o custo médio no país, a bola de sorvete é de R$0,35 e o preço de venda médio é R$1,00.

Digamos que em sua sorveteria você tenha um custo fixo mensal aproximado de:

  • Conta de energia: R$ 400,00
  • Internet: R$ 100,00
  • Telefone: R$ 30,00
  • Pró-labore inicial: R$ 1.000,00
  • Outros: R$ 200,00

Totalizamos uma média aproximada de: R$ 1.700,00 arredondados.

Simulando a média de venda de 300 bolas de sorvete por dia, ou seja, 9000 bolas por mês, dividimos os seus custos fixos mensais pela quantidade de bolas vendidas, o que totaliza um valor aproximado de: R$ 0,18.

Podemos então somar este custo fixo ao valor de custo da bola: R$ 0,35 + R$ 0,18. Nossa bola então tem um custo de R$ 0,53, é claro temos outros custos envolvidos aí, como casquinhas, talheres plásticos, copos, entre outros.

Agora vamos saber o quanto lucramos aproximadamente.

Calculo do custo da bola de sorvete: 

Preço de Venda da bola: R$ 1,00
Preço de Custo da bola: R$ 0,53
Lucro numa bola: R$ 0,47

Se você vender em média 300 bolas de sorvete por dia, o lucro estimado é de R$ 141,00/dia, trabalhando os 30 dias da semana, temos então R$4.000,00/mês aproximadamente.

O cálculo é baseado no sorvete vendido em casquinha ou copinho (onde um atendente serve o cliente), cada cliente geralmente compra no mínimo duas bolas de sorvete.

Porém, sabemos que a média de sorvete vendido no self-service é de 4 a 5 bolas por cliente, sendo assim se o próprio cliente se servir (auto atendimento) esta lucratividade poderá ser superior.

 

Enfim, e aí gostou de nossas dicas?

Precisando de auxilio para abrir sua sorveteria, conte conosco, se deseja aprender a fazer deliciosos sorvetes, que realmente fazer a diferença, basta acessar o link clicando aqui.

 

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2 comentários

Heitor 08/09/2020 at 10:37 pm

me ajudou muito, parabéns

Responder
nath lee 09/11/2020 at 11:26 am

excelente conteúdo

Responder

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